Página Inicial > Notícias > IFMA realiza I Sarau Literário

IFMA realiza I Sarau Literário

Atividade veio como uma alternativa de sensibilizar, e promover uma aprendizagem do texto poético, desenvolver a dramatização, as danças, os desenhos artísticos e também as apresentações musicais.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do Campus Coelho Neto
  • publicado 18/05/2017 17h21
  • última modificação 18/05/2017 17h22

No dia 11 de maio aconteceu o 1º Sarau Literário do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus Coelho Neto com o tema: do Moderno ao Contemporâneo. Durante o evento, foram declamadas as poesias de diversos poetas da literatura nacional, como Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes e outros. Além disso, os alunos interpretaram através de adaptações o romance “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo, bem como uma readaptação em tom de humor da história “She ra” ao contexto do nosso dia a dia.

O projeto foi organizado pelo professor de Língua Portuguesa Douglas dos Santos Silva que, durante os meses de abril e maio, trabalhou a importância da poesia como um dos gêneros literários mais tradicionais do Brasil. Nesse sentido, o sarau na escola

O evento teve a participação efetiva dos alunos das áreas de Administração, Informática e Automação subsequente. Todos estavam eufóricos e bastante concentrados durante as apresentações artísticas. Exemplo disso, foram os alunos Isaac Peron, do terceiro ano de informática, e Maria Thainar, do 2º ano de Administração, que declamaram poesias de própria autoria. Isac recitou a poesia chamada Nada é o que sobrou, que tratava do amor e Maria uma poesia chamada Orgulho de ser, que tratou de temáticas como o negro, a sua religião e a intolerância da sociedade.

O evento ainda contou com os desenhos artísticos dos alunos, que exploraram todas as suas técnicas de pintura a mão livre, bem como de apresentações musicais conduzidas pelos alunos Igor Matheus e João Victor Nascimento, que são estudantes do terceiro ano matutino do curso de informática. Mesmo sob chuva, o 1º Sarau Literário teve grande participação dos alunos, docentes, servidores e técnicos administrativos do campus e foi muito bem avaliado pelos participantes.

Confira a galeria de fotos.