Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Solenidade marca posse de Conselheiros do Campus
Início do conteúdo da página Notícias

Solenidade marca posse de Conselheiros do Campus

Conselheiros têm mandato de dois anos. Órgão possui representação de todos os segmentos do Campus.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 31/08/2019 13h59
  • última modificação 31/08/2019 15h09

Registro dos primeiros conselheiros do Campus Coelho Neto.

Foi realizada na segunda-feira, último dia 26 de agosto, a posse dos membros do Conselho Diretor (Condir) do Campus Coelho Neto do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Em solenidade realizada no Fórum local, servidores da unidade e membros da comunidade foram prestigiar os novos conselheiros. O ato foi presidido pelo Presidente do Colegiado e Diretor-geral do Campus, professor Anderson Silva, que teve também a presença do Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, e do Prefeito de Coelho Neto, Américo de Sousa.

Acesse aqui a Galeria de Fotos

O Condir do Campus Coelho Neto é o 20º implantado no IFMA, num total de 29 unidades.  O Conselho de Campus é um órgão de natureza consultiva e deliberativa em assuntos acadêmicos, administrativos, financeiros, patrimoniais e disciplinares. Instituído em dezembro de 2018 pelo Conselho Superior do IFMA (Consup), o Condir é a Instância máxima no âmbito dos campi da instituição.

Maria Vitória Oliveira representou os estudantes.

Representante do segmento discente, a Presidente da Comissão Eleitoral para escolha do Grêmio Estudantil, Maria Vitória Oliveira, espera que os Conselheiros atuem na consolidação do Campus. ““É com grande satisfação que hoje estou representando os estudantes em uma solenidade tão importante para o nosso Campus. Espero que seja um marco para uma parceria entre IFMA e Conselheiros, e que traga frutos para nossa cidade e escola”.

Prefeito de Coelho Neto, Américo de Sousa, cita que todos devem defender a educação pública e de qualidade.

A defesa da qualidade no ensino público deve ser dever dos cidadãos e do novo Conselho, na visão do Prefeito de Coelho Neto. “Precisamos unir forças para defender a educação pública e de qualidade no Brasil. Também é preciso que se compreenda e se valorize esse projeto que é a expansão dos Institutos Federais. Esse conselho representa mais um espaço democrático dentro das instituições de ensino”, disse Américo de Sousa.

Professor Anderson Silva destacou que Comunidade deve participar das decisões da unidade de ensino.

Um guia e apoio à gestão, é assim que enxerga o Condir o Diretor-geral do Campus Coelho Neto, professor Anderson Silva. “O condir é um valioso instrumento de gestão. Através dele podemos tornar a gestão muito mais democrática e participativa. É importante ressaltar que uma gestão de excelência não se constrói sozinho e nem da noite para o dia. O Condir é o espelho da comunidade escolar”.

Roberto Brandão destaca que Conselhos devem ser observados como ferramenta de gestão.

“Acredito muito que esses Conselho, essa nova instância que é o Condir, que ela irá contribuir com a gestão dos campi e permitir celeridade em temas que antes necessitavam de encaminhamento ao Conselho Superior (Consup). “É uma nova ferramenta de gestão, de valorização dos espaços para o debate, da democracia e um ato de descentralização de atribuições aos campi e seus conselheiros”, explica o Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão.

O Reitor do IFMA reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento da educação. “Hoje, mais de 40 mil estudantes estão matriculados em curso no Instituto. É um número expressivo. O IFMA é uma realidade e não vai retroagir. O cenário atual nos preocupa e tem dificultado a manutenção da instituição. A nossa postura é pela busca do diálogo e de garantias que esse projeto continue prosperando”, citou Brandão.

Condir – A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Composição – Conselho Diretor do Campus Coelho Neto

REPRESENTANTE DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL MEMBRO
AÉCIO DA SILVA MARTINS NATO
REPRESENTANTE DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO MEMBRO
JONIERE DO NASCIMENTO CASTRO NATO
SEGMENTO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO MEMBRO
DANILO BOTELHO COSTA TITULAR
ANTÔNIO FRANCO LOPES DE ALMEIDA TITULAR
JOSE FRANCISCO SILVA DE SOUSA SUPLENTE
ANTÔNIA GONÇALVES DOS SANTOS SUPLENTE
SEGMENTO DOCENTE MEMBRO
FABRÍZIO SOARES CALDAS TITULAR
ANDRÉ WALLAS DA SILVA SOUSA TITULAR
RIVÂNIA DA SILVA LIRA SUPLENTE
ANNAYA ASSUNÇÃO PEREIRA RIBEIRO SUPLENTE
SEGMENTO DISCENTE MEMBRO
ANA CAROLINE SOARES SILVA TITULAR
ELENÍLSON SILVA OLIVEIRA TITULAR
ALDAÍDE MACHADO DA SILVA SUPLENTE
OSEAS FERREIRA RODRIGUES SUPLENTE
SEGMENTO EGRESSO MEMBRO
MIQUEIAS SILVA DOS SANTOS TITULAR
LUCAS HOLANDA ROCHA SUPLENTE
SEGMENTO SOCIEDADE CIVIL MEMBRO
ROSALY DE FÁTIMA TAVARES FERREIRA TITULAR
DERLANE MÁRCIA OLÍMPIO COSTA SERRA SUPLENTE
SEGMENTO SINDICAL MEMBRO
ANTÔNIO PIRES OLIVEIRA SUPLENTE
NHOZINHO RODRIGUES DE ARAÚJO TITULAR
SEGMENTO REITORIA MEMBRO
ARCENILDO DA SILVA NASCIMENTO TITULAR
LUÍS MACIEL BATISTA SERRA SUPLENTE

Acesse aqui a Galeria de Fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página