Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Nem todo outubro é rosa: homens também podem ter câncer de mama
Início do conteúdo da página Notícias

Nem todo outubro é rosa: homens também podem ter câncer de mama

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 01/11/2019 14h21
  • última modificação 04/11/2019 11h13

O IFMA campus Coelho Neto promoveu, na quarta-feira (30), ação em alusão à campanha do Outubro Rosa. A campanha  acontece todo ano com o intuito de conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

 

Neste ano, a equipe de enfermagem resolveu fazer diferente e focou no público masculino, que, apesar de em menor quantidade, também podem desenvolver esse tipo de câncer.

 

Com a tag #nemtodoOutubroéRosa, a equipe foi em todos os setores para falar sobre o assunto, ensinar a técnica do autoexame e frisar sobre a importância do rastreamento precoce.

 

De acordo com dados disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde, houve no país 16.724 mortes por câncer de mama feminino e 203 mortes por câncer de mama masculino no Brasil, em 2017.

 

 

Em 2016, foram16.069 mortes por câncer de mama feminino no país e 185 mortes por câncer de mama masculino e, em 2015, ocorreram 15.403 mortes por câncer de mama feminino no Brasil e 187 mortes por câncer de mama masculino.

 

 

Alguns atores de risco para o câncer de mama em homens são as condições que podem aumentar o nível de estrogênio no corpo, como obesidade, alcoolismo, doença hepática, síndrome de Klinefelter (quando uma pessoa do sexo masculino apresenta um cromossomo X a mais); e radioterapia prévia para a área do tórax.

registrado em:
Fim do conteúdo da página