Página Inicial > Notícias > I Semana on line do NEABI Coelho Neto acontece em setembro

I Semana on line do NEABI Coelho Neto acontece em setembro

Inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 01 de setembro.
  • publicado 23/08/2020 16h02
  • última modificação 23/08/2020 16h03

O Núcleo de Estudos Afro- brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Maranhão vai realizar nos dias 02 e 03 de setembro a I Semana on line do NEABI IFMA – Campus Coelho Neto  com o tema: Visibilizando as temáticas indígenas, afro-brasileiras e africanas e suas relações étnico-raciais em tempos de pandemia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 01 de setembro no site do evento.

O evento dá continuidade às práticas de realizações do calendário pedagógico anual do NEABI IFMA Campus Coelho Neto, para tratar com a comunidade sobre a questão dos Povos Originários e Tradicionais, respectivamente, no mês de abril (semana indígena) e no mês de maio (semana de 13 de maio) dia da  ressignificação para além da data oficial da assinatura da abolição e pontua o dia nacional de combate ao racismo. Contudo, este ano, com a singularidade do momento pandêmico, será realizada em setembro, com o formato on-line, reativando as atividades de discussões sobre o panorama da pandemia através da perspectiva da questão indígena e quilombola através de falas de experiências, vivências, estudos e pesquisas dos (as) palestrantes e convidados (as). Serão debatidas questões que constituem o tema da nossa intervenção em seminário criando espaços de ocupação e demarcação de telas digitais para colaborar com a visibilidade desses sujeitos históricos.

No site você encontra as atividades que serão realizadas e as informações sobre os palestrantes, além de poder se inscrever. Participe!

Sobre o NEABI do IFMA Coelho Neto

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do IFMA Campus Coelho Neto exerce suas práticas junto à comunidade acadêmica desde 2014 e faz parte do processo de desdobramento dos NEABI’s como projeto político pedagógico junto ao NEABI IFMA Central que foi institucionalizado pela Resolução CONSUP nº 008/2010, de 20 de janeiro de 2010 contemplando as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que direcionam a estudos e ações voltadas para as questões étnico-raciais, afrodescendentes e indígenas no âmbito escolar. Tem por objetivo geral a execução de práticas pedagógicas no desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão voltadas para o estudo da diversidade no Instituto

Assunto(s): Campus Coelho Neto , IFMA , NEABI