Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus faz parceria para turismo em comunidades rurais
Início do conteúdo da página Notícias

Campus faz parceria para turismo em comunidades rurais

Ação com secretarias municipais (Turismo e Meio Ambiente) propõe intervenções para a implantação de projetos
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 26/02/2021 10h27
  • última modificação 26/02/2021 10h45

O campus do IFMA em Coelho Neto, através do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Local e Sustentável (NEDLS), desenvolve parceria com a administração do município voltada para o fortalecimento de projetos turísticos. O Núcleo é coordenado pela professora Andréa Lima Barros (Administração e Logística).

A parceria com as secretarias municipais de Comércio e Turismo, e Meio Ambiente, propõe desenvolver em conjunto uma ação de intervenção nas comunidades rurais da cidade, com vistas a implantar projetos de turismo comunitário, atendendo ao anseio dos moradores locais em receber estrutura que beneficie a áreas para visitação e geração de trabalho e renda.

A primeira iniciativa já mostra resultados. O projeto de revitalização da Lagoa da Mãe D’agua beneficia a comunidade homônima, na localidade Buenos Aires (20 quilômetros da sede do município). As ações consistem na recuperação das margens da nascente, preservação e reflorestamento do manancial de água doce, e ainda prevê a construção de um espaço para banho, e uma lavanderia popular para atender às donas de casa da comunidade.

O diretor-geral do Campus Coelho Neto, Anderson Silva, manifestou a intenção de que a iniciativa seja a primeira de inúmeras parcerias com a prefeitura da cidade nas áreas relacionadas. “Os núcleos de estudos no âmbito do IFMA unem experiência acadêmica e retorno prático para as comunidades”, avaliou o gestor.

Segundo a secretária de Turismo do município, Lucilene Aguiar, a próxima fase será a finalização do projeto, levantamento de orçamento e a consequente implantação. “Esse será o primeiro de muitos outros projetos em parceria com o Campus Coelho Neto”, disse ela.

registrado em:
Fim do conteúdo da página