Página Inicial > Notícias > Campus é premiado na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Campus é premiado na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

A premiação acontece no dia 22 de abril, no Dia da Terra, à 9h30 da manhã, com transmissão pelo canal oficial da olimpíada no YouTube.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do Campus Coelho Neto.
  • publicado 13/04/2021 16h50
  • última modificação 13/04/2021 16h52

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No ano de 2020, a Olimpíada contou com uma premiação especial “Menina hoje cientista amanhã”, voltada para projetos desenvolvidos exclusivamente por meninas e mulheres. E foi justamente nessa categoria que o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Coelho Neto foi premiado com o projeto “Meninas e Mulheres na Ciência: as pesquisadoras do IFMA Campus Coelho Neto”, coordenado pelas professoras Rivânia da Silva Lira e Clarissa Maria Brito Lima, a estagiária do curso de Licenciatura em Biologia do Campus Timon, Mônica Rochelle Alves Silva e com participação de 10 alunas do curso técnico integrado das turmas de Administração e Tecnologia da Informação.

As premiações são divididas em destaques regionais, menções honrosas, prêmio Menina hoje cientista amanhã e prêmio especial. O Campus Coelho Neto participou por 3 anos consecutivos com envio de projetos de ensino desenvolvidos no campus sob a coordenação da professora Rivânia Lira.

A premiação ocorrerá no dia 22 de abril, no Dia da Terra, à 9h30 da manhã, pelo canal oficial da olimpíada no YouTube, todos os anos os professores e alunos premiados viajam para o Rio de Janeiro, onde conhecem o grande Castelo da Fio Cruz, mas esse ano por conta da pandemia as premiações ocorreram de forma on-line.

Para a professora Rivânia Lira, “foi uma felicidade muito grande de todos que participaram desse projeto, pois tivemos que realizá-lo de forma remota, através das plataformas digitais por conta da pandemia, e ao final sermos premiadas, foi muito gratificante”, concluiu.

Sobre  Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. Dentre os principais objetivos estão o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente. A Olimpíada é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Brasil, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2020 foi sua 10°edição.

Para saber mais:

Página eletrônica da Olimpíada