Página Inicial > Notícias - PE > Realizado V Encontro de Administração de Coelho Neto

Realizado V Encontro de Administração de Coelho Neto

• publicado 19/09/2022 11h24
  • última modificação 19/09/2022 11h24

Foi realizado, 8 a 10 de setembro, o V Encontro de Administração de Coelho Neto (V ENACON), na unidade do IFMA localizada no município. O evento, que se destaca como o maior e mais importante evento do eixo de Gestão e Negócios na região, colocou em pauta temas emergentes na administração, como Mercado Financeiro em 2022, Inovação e Empreendedorismo, buscando ainda valorizar a cultura local por meio das artes, do teatro, da música e do artesanato, divulgando manifestações culturais das localidades.

Ao longo dos três dias do evento, ocorreram diversas atividades, como palestras, mesas redondas, oficinas, show de stand up e games. Já as apresentações culturais foram utilizadas como forma de acolher o público e incentivar a interação e intercâmbio entre os alunos participantes e os visitantes do evento.

A abertura contou com a participação da contadora e educadora financeira Calline Sekkef, que, na oportunidade, ao proferir a palestra “O maior segredo para o enriquecimento”, interagiu com o público, realizou dinâmicas e manteve a plateia envolvida em descobrir o segredo, que na verdade, segundo destacou a palestrante, está relacionado ao “comportamento com o dinheiro”. Após a palestra, o público acompanhou o show de stand up do humorista Felipe Oliveira.

Em sua quinta edição, o Encontro de Administração de Coelho Neto, promovido pelo IFMA, já se consolidou como evento de importância para a comunidade acadêmica, administradores e empresas em Coelho Neto. O diretor-geral do campus, Anderson Oliveira, destacou o retorno da realização do evento de forma presencial.

O segundo dia do ENACON começou com oficinas simultâneas relacionadas ao eixo tecnológico do curso de Informática. Pela manhã, os professores José Jeovane Reges e Francisco Alan Santos realizaram, respectivamente, as oficinas “Aprimorando resultados em negócios digitais com business analytics”. A programação teve continuidade à tarde com a palestra “Os desafios e as oportunidades no mercado financeiro”, apresentada pelo professor Vinicius Freire, que contou com um grande público e com a participação de alunos do curso técnico em Administração do Instituto Estadual de Administração (IEMA) de Coelho Neto. Na sequência, o professor Daniel Barroso liderou a mesa redonda “Intercâmbio nacional de pesquisa entre IFMA e UFSC sobre educação financeira”, com a participação das alunas envolvidas no projeto de intercâmbio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As atividades da tarde foram encerradas com a participação da professora Rogiene Santos, da Fundação Getúlio Vargas, que participou do evento ministrando a palestra “Gestão das finanças pessoais por meio da tecnologia”. A segunda noite de evento ofereceu aos participantes duas oficinas simultâneas – “Operação de mesas proprietárias no Brasil e nos EUA”, ministrada pelo professor Daniel Barroso; e “Controle financeiro e fluxo de caixa para o MEI”, ministrada pela professora Hosana Sousa.

O último dia de evento começou com a palestra “Mercado financeiro e sala de ações”, com o professor Antônio Vinícius, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na sequência, foi apresentada a palestra “Prosperidade Financeira”, com Fabrício Michel, considerado o 1º planejador financeiro do Piauí.

Para encerrar a atividade, os participantes do evento participaram do Game Of Tour, um jogo de equipes que teve como objetivo colocar os envolvidos em contato com a história e a cultura da cidade de Coelho Neto, ao realizarem provas planejadas através de questões e guiadas por um mapa da cidade idealizado pelos professores envolvidos no projeto. A atividade foi coordenada pela professora Andrea Barros.

O diretor de Desenvolvimento Educacional do campus, Aécio da Silva Martins, que também coordenou o evento, apontou que o ENACON é uma oportunidade de discutir temas que interligam a gestão e os negócios. Segundo explicou, em cada edição é escolhida  uma temática que possa unificar várias atividades e pessoas de renomes para discussão.